sábado, 31 de outubro de 2009

André se licencia para que suplente assuma cadeira no legislativo

O vereador André Munzlinger (PSDB), na última sessão da Câmara de Vereadores, pediu uma licença para oportunizar ao Bruno Arenhart (PMDB) a possibilidade de ficar mais um mês junto ao legislativo. “Não estamos sozinhos em uma eleição e dependemos dos demais candidatos para formar a legenda. Nada mais justo deixar que os suplentes também assumam as vagas durante o ano”, comentou André, que ficará afastado até a primeira sessão de dezembro e está incentivando o rodízio para permitir que todos tenham a possibilidade de conhecer a sistemática da Câmara e apresentar indicações. “Quem ganha com isso é o processo democrático”, finalizou.

André quer homenagear empresários

Após observar o sucesso da homenagem realizada aos professores, o vereador André Munzlinger (PSDB) sugeriu também que seja dado um reconhecimento aos empresário do município. A entrega da Medalha de Mérito Bom Retiro as empresas com mais de 50 anos de atividades em Luzerna foi uma das opções levantadas. Um projeto de Lei deverá ser votado ainda neste ano para regulamentar essa sugestão, que deverá ser prestada em 2010, durante a realização do Prêmio Masterluz. “No próximo ano completamos 80 anos de fundação da primeira empresa no município. Não podemos deixar que essa data passe em branco. Nada mais justo que entregar a medalha a todos que colaboraram para o desenvolvimento de Luzena”, completou André, que já está com a minuta do projeto pronto.

Professores são homenageados pelo legislativo

A sessão da Câmara de Vereadores de Luzerna, no último dia 19, foi de muita emoção e reconhecimento. Para comemorar o Dia do Professor, os legisladores realizaram uma homenagem aos profissionais que trabalham no setor educacional. Iria Pauli, Maria Milani, Dirce Zang e Nilva Gab foram as escolhidas para representarem a classe dos docentes. Após a entrega de placas e flores, as professoras puderam agradecer e comentar um pouco sobre o dia-a-dia da profissão na tribuna da Câmara. Para encerrar a sessão, todos os vereadores comentaram sobre a importância da educação na formação da sociedade e a dedicação que é necessária para o cumprimento do ofício. Para o vereador André Munzlinger (PSDB) que entregou a homenagem à Dirce Zang, juntamente com o vereador Juliano Schneider, o momento foi especial. “Essa é a primeira vez que o legislativo realiza um fato semelhante, onde as pessoas responsáveis pelo desenvolvimento da educação são reconhecidas. Precisamos tornar essa prática como rotina”, comentou André.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Reduzida a distância obrigatória para construção nas margens dos rios

O projeto de lei que trata da autorização de construção de imóveis próximos aos rios, dentro do perímetro urbano do município, foi aprovado por unanimidade. Depois de várias semanas de discussão entre Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Ministério Público (MP), conselhos de desenvolvimento e Polícia Ambiental, a Câmara dos Vereadores reduziu para 30 metros a distância mínima para construção nas margens do Rio do Peixe e 15 metros nos demais rios. Com a autorização, vários terrenos que estavam em área já consolidada terão a oportunidade de ampliar e utilizarem os terrenos ainda não edificados. Segundo o vereador André Munzlinger, que acompanhou a reunião com o MP, esse pedido já era antigo e a administração municipal há tempos tentava resolver o problema. “Luzerna está localizada em uma área que possui três rios e várias nascentes de água. Se não fizéssemos essa adequação, em poucos anos, não teríamos mais espaço para construção. Várias ruas do centro estão dentro da área de preservação pelo código florestal, que exige 100 metros do Rio do Peixe, com a mudança, alvarás de reforma e edificação serão liberados”, comentou ele. Além de favorável ao desenvolvimento de Luzerna, a nova legislação também deverá incrementar a renda do município. Segundo o prefeito Norival Fiorin, vários moradores aguardavam essa medida para terem a autorização para reforma e ampliação das moradias, o que antes estava vedado. “Acredito que poderemos ampliar muito as obras da construção civil, com isso, o comércio local também terá um incremento”, enfatizou ele, que articulou junto ao MP a mudança na legislação.