quarta-feira, 15 de julho de 2009

Instituto Federal é realidade

MARÇO 2009 - A comunidade de Luzerna está comemorando a federalização da Escola Técnica Vale do Rio do Peixe (Etvarp). Depois de muita expectativa em torno da proposta, os sete membros, que compõe o conselho da fundação mantenedora, decidiram por unanimidade aprovar o projeto durante assembléia realizada na manhã desta sexta-feira. A fundação gestora da Etvarp, formada por Senai, Unoesc e Sindicato Patronal apenas fizeram alguns questionamentos, que foram registrados em ata.

O diretor do Senai, Marcos Holewegher, presidente da fundação mantenedora da Etvarp, confirmou a notícia, mas salientou que existem algumas ressalvas que merecem discussão, como por exemplo, o futuro dos alunos que estão atualmente matriculados. “Precisamos ter cautela nos próximos passos, pois 240 alunos estão na escola e o futuro deles deverá ser resguardado. Quem vai manter esses cursos atuais”, questionou.

PROCEDIMENTO

Uma equipe da Procuradoria Geral da República, após o comunicado oficial por parte da Etvarp, cuidará dos trâmites legais. O reitor do Instituto Federal de Santa Catarina, Cláudio Koller, comentou que a partir de agora, vai trabalhar para colocar em prática o projeto. “Vamos lançar o concurso para contratação de professores e iniciar o procedimento de doação da unidade para a União”, salientou ele, assegurando a conclusão do curso por parte dos alunos já matriculados.

A intenção da Reitoria é inaugurar a unidade ainda no primeiro semestre de 2010, com a presença do Ministro da Educação. “Temos pressa para iniciar os trabalhos em Luzerna e queremos implantar vários cursos na unidade. Uma audiência pública vai definir as prioridades da região”, explicou o reitor.

BENEFÍCIOS

O prefeito de Luzerna, Norival Fiorin, que liderou o movimento visando a federalização da Etvarp, destaca que a aprovação da proposta pelo conselho é uma vitória para toda região, que agora terá acesso gratuito a cursos técnicos e de graduação. “Não só Luzerna saiu vencedora nessa proposta. Com a implantação de um Instituto Federal, mais mão de obra qualificada estará disponível”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário